Política

Ministro da Educação Leonardo Barchini anuncia queda histórica do analfabetismo no Brasil

Ministro da Educação Leonardo Barchini anuncia queda histórica do analfabetismo no Brasil

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, confirmou nesta quarta-feira (24) em Fortaleza que o Brasil atingiu a menor taxa de analfabetismo da sua história na população adulta (acima de 15 anos). De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação (2025), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país conta com 8,4 milhões de não alfabetizados, correspondendo a 4,9% da população brasileira, o menor percentual desde 2016.

O anúncio foi feito durante um evento no Ceará, ao lado do ex-ministro da Educação e senador Camilo Santana (PT-CE) e do governador Elmano de Freitas. O ministro ressaltou que, segundo a Unesco, esse patamar indica que o analfabetismo deixou de ser um problema estrutural no Brasil. “Nós passamos 526 anos perseguindo esse número. De acordo com a Unesco, isso quer dizer que, no Brasil, pela primeira vez na história, o analfabetismo deixou de ser um problema estrutural no Brasil. Nós estamos caminhando para a erradicação do analfabetismo”, afirmou Barchini.

Resultados das Políticas Educacionais

Segundo o ministro, o resultado reflete as políticas de recomposição de matrículas promovidas desde 2023 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que enfrentava dificuldades desde 2019, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. “Nós tivemos no ano passado 40 mil matrículas a mais do que nos anos anteriores. Isso já se mostra em resultados, já se mostra com a queda do analfabetismo”, comemorou.

Barchini também destacou três indicadores que registraram melhorias simultâneas: uma queda de 61% no abandono escolar desde 2022, uma redução de 62% na reprovação escolar e uma diminuição de 28% na distorção idade-série. “Pela primeira vez, nós temos esses três dados: diminuição do abandono, diminuição da reprovação e diminuição da distorção idade-série”, disse o ministro.

Investimentos e Programas

O ministro ainda mencionou outras ações federais adotadas desde 2023, como a expansão das escolas em tempo integral e a criação da estratégia nacional de Escolas Conectadas, que visa oferecer internet a todas as escolas. Ele destacou que o orçamento do Ministério da Educação é o maior da história, com uma complementação da União no Fundeb de mais de R$ 40 bilhões.

Segundo a avaliação de Barchini, o principal fator por trás da melhora dos índices educacionais é o programa Pé-de-Meia, que incentiva a frequência escolar entre estudantes do ensino médio público. “Os jovens estão frequentando mais a escola, estão faltando menos, estão prestando mais atenção nas aulas”, concluiu.

Opinião

A redução do analfabetismo é um marco significativo para o Brasil, e as políticas educacionais implementadas têm mostrado resultados promissores. A continuidade desse esforço é essencial para garantir uma educação de qualidade para todos.