O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou neste sábado (14) a vitória do atleta de slalom gigante Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Itália. Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que Braathen “entra para sempre na história do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026.”
O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões”, publicou o presidente.
Com a vitória, o jovem de 25 anos se tornou o primeiro atleta a conquistar uma medalha para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno. O esquiador registrou o melhor tempo nas duas descidas do slalom gigante na manhã deste sábado. Na primeira parte da prova, assumiu a liderança da disputa com o tempo de 1m13s92, registrando 0s95 à frente do segundo colocado, o suíço Marco Odermatt. O esquiador terminou a prova com tempo somado de 2min25s00, 0s58 à frente de Odermatt.
Outro brasileiro em ação no slalom gigante, Giovanni Ongaro, terminou na 31ª colocação, com tempo total de 2min34s15. Foi a primeira participação olímpica do esquiador de 22 anos.
Ouro histórico de Lucas Nascido em Oslo, na Noruega, Lucas tem 25 anos e é filho de mãe brasileira. Trocou a nacionalidade no esqui alpino em 2024, depois de integrar a delegação norueguesa nas Olimpíadas de Pequim 2022, quando não subiu ao pódio. Desde que passou a defender a bandeira brasileira, Lucas conquistou medalhas em etapas da Copa do Mundo, mas o principal objetivo sempre foi elevar o patamar olímpico de um país que mal tem neve. Missão cumprida nos Jogos de Milão-Cortina, com direito a hino do Brasil no lugar mais alto do pódio.
Opinião
A conquista de Lucas Braathen é um marco para o esporte brasileiro e inspira futuras gerações a sonharem alto.
