Eleições

Vander Loubet enfrenta crise interna após desistência de Bumlai em chapa para Senado

Vander Loubet enfrenta crise interna após desistência de Bumlai em chapa para Senado

O deputado federal Vander Loubet, presidente estadual do PT e pré-candidato ao Senado Federal, divulgou uma nota no dia 22 de outubro de 2023, respondendo à recente desistência do empresário Maurício Bumlai em ser o primeiro suplente de sua chapa. A decisão de Bumlai, que é filiado ao PSB e apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerou tensões internas no PT de Mato Grosso do Sul.

Reação de Vander Loubet

Na nota, Vander afirmou ter recebido a desistência de Bumlai “com tranquilidade” e ressaltou que o convite ao empresário foi feito com “respeito, diálogo e reconhecimento à trajetória política” dele. O deputado enfatizou que a prioridade é a construção de uma unidade política em torno da reeleição de Lula e a formação de um campo político amplo no estado.

Tensões e Críticas

O deputado também mencionou a pré-candidatura de Viviane Luiza, ex-secretária estadual de Cidadania, pelo PSDB, e criticou especulações que a envolvem. Ele defendeu que Viviane deve ser reconhecida por suas ideias, e não por relações pessoais, e que não pretende transformar decisões partidárias em “combustível para disputas políticas”.

Visita Estratégica de Lula

A visita de Lula a Mato Grosso do Sul, que é considerada estratégica, ocorre em um momento delicado para a pré-candidatura de Vander. A desistência de Bumlai e as tensões internas no partido expõem um racha significativo que pode impactar a articulação da chapa e as próximas agendas políticas.

Opinião

A crise interna no PT destaca a necessidade de um diálogo mais aberto entre os membros do partido, especialmente em tempos de decisões importantes.