A TIM recebeu aval da Anatel para utilizar novas faixas de frequência no estado de São Paulo e ampliar a capacidade de sua rede móvel. A medida envolve duas frentes de autorização, que cobrem 51 e 64 municípios, respectivamente, com possibilidade de sobreposição entre as áreas, totalizando até 115 cidades.
Novas Frequências e Municípios
A autorização da Agência Nacional de Telecomunicações permite o uso de novas faixas na frequência de 2,5 GHz em municípios paulistas, focando em regiões do sudoeste da Grande São Paulo, incluindo cidades como Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes. Outras cidades que também entram na lista são Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.
Espectros e Licenças
A liberação do órgão regulador ocorreu em duas frentes distintas, envolvendo os espectros de 2.577,5 MHz e 2.602,5 MHz. A primeira licença liberada tem 15 MHz de largura e atende a 51 municípios. Já a segunda parte da autorização é mais ampla, com 35 MHz de largura, chegando a 64 cidades paulistas.
Aumento da Demanda por Dados Móveis
A medida ocorre em um momento de maior pressão sobre as redes móveis, devido ao aumento no uso de ferramentas de trabalho remoto, streaming de vídeo e aplicativos de serviços, exigindo cada vez mais das operadoras. Na prática, o tráfego de dados ganhará mais espaço para fluir com estabilidade nas regiões atendidas, comparável à abertura de novas pistas em uma rodovia congestionada, reduzindo quedas de conexão e lentidões em horários de pico.
Conflito com a Vivo
Recentemente, a TIM entrou em conflito com a Vivo na Anatel em relação a um recurso de bloqueio de ligações indesejadas, o Vivo Anti-Spam.
Opinião
A ampliação da rede da TIM em São Paulo é um passo importante para atender à crescente demanda por dados móveis, mas a competição acirrada com outras operadoras como a Vivo promete trazer novas disputas no setor.





