Santa Catarina

Samae e Fundema promovem evento no Zoobotânico em Brusque sobre preservação ambiental

Samae e Fundema promovem evento no Zoobotânico em Brusque sobre preservação ambiental

No dia 23 de outubro, o Zoobotânico de Brusque recebeu alunos do 1º, 2º e 3º anos para um evento educativo em parceria com o Samae e a Fundema, com o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação ambiental.

A atividade foi realizada em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O tema deste ano, ‘Ariranha: Sentinela dos Rios’, faz parte de uma campanha da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) que visa destacar a importância da preservação das ariranhas e dos ecossistemas aquáticos.

Atividades e aprendizado

Durante a tarde, os alunos participaram de brincadeiras, como adivinhações de animais, e atividades sensoriais que enriqueceram a experiência de aprendizado. A professora de educação ambiental do Zoobotânico, Priscila Dauer, destacou a importância da parceria com a Fundema, que apresentou o Projeto Sairinhas, focando na compostagem.

Além disso, o Samae explicou o processo de tratamento da água, desde os rios até o encanamento das casas. O presidente do Cogemas, Ruan Reis, enfatizou que a participação dos alunos reforça o compromisso do Samae com a educação ambiental.

Exploração da fauna e flora

Os alunos também tiveram a oportunidade de observar animais taxidermizados e conhecer espécies que não são vistas no cotidiano. O professor dos anos iniciais, Bruno Henrique Jesus, ressaltou a importância dessas experiências práticas para a compreensão dos alunos sobre o meio ambiente e as espécies nativas.

Opinião

Eventos como este são fundamentais para a formação de uma consciência ambiental nas novas gerações, promovendo um aprendizado que vai além da sala de aula.