A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga de 15,5 quilos de ouro durante uma fiscalização na BR-174, em Rorainópolis, Roraima. O material, avaliado em aproximadamente R$ 10 milhões, estava dividido em 28 barras e foi encontrado em um veículo que transitava de Manaus para Boa Vista.
A apreensão ocorreu no km 210 da rodovia e faz parte de uma série de operações coordenadas pela Casa de Governo da Presidência da República para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). O ouro apreendido não possuía documentação fiscal ou licença ambiental, e o motorista foi detido junto com o veículo e o minério, sendo encaminhados à Polícia Federal em Boa Vista.
Operações e Resultados
As ações da PRF e de outras forças de segurança resultaram em um total de 10.779 operações desde março de 2024, com um impacto significativo no combate ao garimpo ilegal. A operação mais recente também resultou na apreensão de uma pepita de aproximadamente 28 gramas de ouro na BR-401, em Bonfim, e na prisão de duas pessoas.
Além disso, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, que envolve as Forças Armadas, interditou a pista de Aracaçá na TIY, visando impedir o uso da estrutura por garimpeiros. Durante o período de 14 a 20 de junho, foram realizadas 50 fiscalizações de aeronaves, 12 fiscalizações em pistas de pouso, além de abordagens a 484 veículos e 423 pessoas.
Impacto do Combate ao Garimpo Ilegal
Os dados mostram uma redução de 99% na abertura de novas áreas de garimpo, refletindo a atuação integrada dos órgãos federais na TIY e em seu entorno. Desde o início das operações, foram apreendidos 265 quilos de ouro, o que representa um grande avanço no combate a essa prática ilegal que afeta as comunidades indígenas e o meio ambiente.
Opinião
A contínua apreensão de ouro ilegal pelas autoridades é um passo importante no combate ao garimpo na Terra Indígena Yanomami, mas o desafio persiste e exige vigilância constante.





