Santa Catarina

Prefeitura de Balneário Camboriú instala Hotel de Insetos e promove conscientização

Prefeitura de Balneário Camboriú instala Hotel de Insetos e promove conscientização

O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta está recebendo uma nova estrutura que promete fazer a diferença na preservação ambiental: o Hotel de Insetos. A instalação teve início no dia 25 de outubro de 2023 e visa criar um abrigo para abelhas solitárias, vespas e joaninhas, entre outras espécies benéficas.

Com mais de um metro de altura e cerca de 80 centímetros de largura, o hotel foi desenvolvido com a participação de alunos do Programa Ambiarte e será um espaço permanente para a reprodução de insetos, atraídos por materiais orgânicos como troncos e cascas.

Iniciativa da Prefeitura

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Secretaria de Educação, é a responsável por essa iniciativa, que conta com o apoio do Laboratório de Entomologia do Instituto Federal Catarinense (IFC). O projeto foi inspirado no Hotel de Insetos do IFC, criado em 2025.

Educação e Sensibilização

O Hotel de Insetos faz parte das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre em 5 de junho. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância dos polinizadores e contribuir para a conservação da biodiversidade. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, destaca a importância da educação ambiental na prática.

Desenvolvimento do Projeto

O projeto será desenvolvido em etapas ao longo dos próximos meses, incluindo sensibilização de estudantes e atividades práticas, como visitas ao laboratório do IFC e montagem da estrutura. O diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Lucas Pollon, ressalta que a iniciativa visa integrar conhecimentos ambientais e sociais, promovendo a conservação da fauna.

Opinião

A instalação do Hotel de Insetos é um passo significativo para a educação ambiental em Balneário Camboriú, reforçando a importância dos polinizadores em nossos ecossistemas urbanos.