A manhã deste domingo, 21 de junho, foi marcada por momentos de conexão e bem-estar na Praia Central de Balneário Camboriú. O evento gratuito, promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú e pela Fundação Cultural, celebrou o Dia Internacional do Yoga com a participação de mais de 200 pessoas.
Atividades para todos
Os participantes puderam vivenciar uma série de atividades que incluíram meditação, posturas de yoga, automassagem, mantras e dança circular, conduzidas por mais de 20 professores da região. A diretora-presidente da Fundação Cultural, Karoen Mello, enfatizou a importância do yoga, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2016. “O yoga é parte do universo cultural e promove uma visão ampliada de cultura”, afirmou.
Experiências transformadoras
A professora Rô Pacheco, organizadora do evento e pioneira na prática na região, destacou que o objetivo era desmistificar o yoga, tornando-o acessível a todos, incluindo crianças e idosos. “O yoga é um grande aliado da saúde física e mental”, disse. Participantes como Lourdes Velame, de 61 anos, e Líria Mendonça, de 41 anos, compartilharam suas experiências positivas, ressaltando o impacto do evento em suas vidas.
Reconhecimento global
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, o Dia Internacional do Yoga é celebrado anualmente em 21 de junho, integrando um movimento global que valoriza a prática milenar e seus benefícios para o bem-estar individual e coletivo.
Opinião
Eventos como este são fundamentais para promover a saúde e a integração comunitária, mostrando que práticas culturais podem ser acessíveis e benéficas para todos.





