A Petrobras e a estatal mexicana Pemex assinaram um memorando de entendimento que visa ampliar a cooperação em projetos de exploração e produção de petróleo e gás. A cerimônia de assinatura ocorreu no Rio de Janeiro e o acordo terá validade inicial de dois anos, abrindo caminho para a avaliação conjunta de novas oportunidades no setor energético.
Objetivos do Acordo
Durante o evento, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a parceria não se limitará ao território mexicano, podendo se expandir para diferentes regiões do mundo. As áreas de atuação serão definidas pelas equipes técnicas das duas empresas, incluindo possibilidades no Brasil e em países africanos. “O acordo vai ser onde nossas equipes definirem como oportunidades, são países irmãos”, afirmou Chambriard.
Colaboração Estratégica
O diretor-presidente da Pemex, Juan Carlos Carpio, ressaltou que a iniciativa está alinhada à proposta de integração regional defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele enfatizou que a aproximação fortalece as capacidades técnicas e energéticas de Brasil e México em um momento desafiador para a indústria do petróleo.
Exploração e Tecnologias
O memorando estabelece uma estrutura de colaboração para análise e desenvolvimento de projetos estratégicos, mas não cria um compromisso obrigatório de investimento ou uma sociedade entre as empresas. As empresas devem analisar oportunidades relacionadas a águas profundas, campos maduros e ao potencial petrolífero do Golfo do México.
Potencial do Golfo do México
Magda Chambriard enfatizou o potencial da porção mexicana do Golfo do México, mencionando semelhanças geológicas com áreas onde foram registradas grandes descobertas de petróleo. Ela compartilhou essa avaliação com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, durante visita ao país.
Opinião
O acordo entre Petrobras e Pemex representa uma oportunidade significativa para estreitar laços entre Brasil e México, potencializando a exploração de recursos energéticos em um cenário global desafiador.





