Durante o Summit da Construção, realizado em São Paulo no dia 25/06/2026, o Ministro das Cidades, Vladimir Lima, enfatizou a necessidade de industrializar a construção civil como um passo essencial para aumentar a produção de moradias no Brasil. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), reuniu importantes representantes do setor.
Vladimir Lima destacou que o Brasil está vivendo um momento favorável na habitação, com uma demanda elevada e a disponibilidade de financiamento através do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele afirmou: “Vamos aproveitar esse momento e alavancar as contratações, mas isso só será possível com a industrialização dos processos construtivos”.
Redução de Custos e Desburocratização
O ministro também mencionou que já estão sendo promovidas mesas de conversas com indústrias e associações de prefeitos para viabilizar processos dentro das fábricas e padronizar os modelos de normativos municipais. Essa padronização pode resultar em uma redução de custos de 15 a 20%, conforme apontado pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Yorki Estefan.
Além disso, o Governo está comprometido em tornar o Minha Casa, Minha Vida um indutor de transformação no setor. Para isso, foi criado um grupo de desburocratização, industrialização e inovação pelo Ministério das Cidades, com uma agenda robusta que visa promover tecnologia, um ambiente regulatório seguro e novas linhas de financiamento.
Impacto no PIB e Emprego
Vladimir Lima ressaltou que o crédito habitacional representa atualmente 10% do PIB e que há expectativa de que esse número aumente para 11% até o final do ano. Ele acredita que a industrialização da construção civil não só facilitará o acesso à moradia, mas também gerará emprego e renda no país.
Opinião
A proposta de industrialização da construção civil é um passo importante para enfrentar o déficit habitacional, mas sua implementação efetiva será crucial para o sucesso do Minha Casa, Minha Vida.





