O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um investimento de R$ 166,7 milhões para assistência especializada e oncologia no SUS durante uma cerimônia no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo. A entrega de um acelerador linear de alta tecnologia marca um avanço significativo na capacidade de tratamento de câncer na instituição.
Com a nova tecnologia, a capacidade de atendimento do Hospital Santa Marcelina aumentará de 1.600 para 2.160 pacientes por ano, representando um crescimento superior a 30%. O tempo de espera para iniciar o tratamento de radioterapia será reduzido de 45 dias para 7 a 10 dias, permitindo um diagnóstico mais rápido e um aumento nas chances de sucesso terapêutico.
Expansão da Radioterapia no Brasil
Além de São Paulo, o governo também entregou novos aceleradores lineares em Fortaleza (CE) e Sinop (MT). O equipamento em Sinop, que custou R$ 17,5 milhões, visa descentralizar o acesso à radioterapia, beneficiando uma população de mais de 500 mil habitantes.
Em Fortaleza, o Instituto do Câncer do Ceará recebeu um acelerador linear de R$ 7 milhões, essencial para atender a uma demanda que cresceu 23,6% em um ano. Essa expansão é crucial para garantir acesso contínuo e universal à radioterapia para os pacientes cearenses.
Novas Iniciativas e Equipamentos
O governo também anunciou a aquisição de 20 aparelhos de ressonância magnética, com um investimento total de R$ 111,7 milhões, que serão distribuídos por todas as regiões do Brasil. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que todos os estados agora possuem um centro de radioterapia, destacando a importância das novas máquinas para a eficiência do tratamento do câncer.
Durante o evento, Lula também mencionou que até o fim do ano, 150 carretas do programa Agora Tem Especialistas estarão em operação, levando atendimento especializado a diversas regiões do país, especialmente em áreas mais carentes.
Opinião
As iniciativas do governo para fortalecer o SUS e ampliar o acesso ao tratamento de câncer são um passo importante na luta pela saúde pública no Brasil, refletindo um compromisso com a qualidade e a equidade no atendimento médico.





