Geral

Governo do MS assina contratos de R$ 65 milhões para novas ‘gameleiras’ em Campo Grande

Governo do MS assina contratos de R$ 65 milhões para novas 'gameleiras' em Campo Grande

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul firmou contratos que somam mais de R$ 65 milhões para a construção de três novas unidades prisionais, conhecidas como ‘gameleiras’, em Campo Grande. Os contratos foram publicados no Diário Oficial Eletrônico (DOE) no dia 24 de outubro, com um deles sendo divulgado em uma edição extra.

Detalhes dos Contratos

Os contratos foram assinados pelas agências estaduais de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com diferentes empresas. A Gameleira I receberá um investimento de R$ 22.185.230,81, com a Jac Engenharia; a Gameleira II terá um custo de R$ 21.228.036,72 com a Poligonal Engenharia; e a Gameleira III contará com R$ 22.187.208,50 destinados à Engetal Engenharia.

Ampliação do Sistema Penitenciário

Essas novas unidades prisionais terão capacidade para abrigar até 408 internos cada, totalizando 1.224 novas vagas no sistema penitenciário sul-mato-grossense. Cada unidade contará com 30 celas, projetadas para garantir segurança, controle e melhores condições de gestão. Essas obras fazem parte de um pacote mais amplo que visa aumentar em mais de 2,4 mil vagas no regime fechado do sistema penitenciário do estado.

Opinião

A ampliação do sistema penitenciário é uma medida necessária, mas é crucial que o governo também invista em programas de ressocialização para garantir que as novas vagas não se tornem apenas números, mas oportunidades de reintegração à sociedade.