O Governo do Estado de Santa Catarina inaugurou nesta sexta-feira, 26, 16 novos leitos de enfermaria no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), resultando em um aumento de 25% na capacidade de internação clínica e cirúrgica. Essa entrega, viabilizada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é um passo importante para atender à crescente demanda por tratamento oncológico no estado.
“Por determinação do governador Jorginho Mello, estamos avançando na expansão da rede de saúde. O CEPON é uma unidade de referência, histórica, do Estado e 100% SUS. Essa entrega representa um aumento de 25% da capacidade de atendimento e se soma a diversos investimentos realizados desde 2023”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Novos leitos e capacidade de atendimento
Dos 16 novos leitos, quatro já estão em funcionamento, enquanto os demais serão incorporados gradualmente. O investimento, que supera R$ 13 milhões, inclui a aquisição de mobiliário, adequações estruturais e aumento das equipes assistenciais, garantindo atendimento qualificado e seguro aos pacientes. Com essa expansão, a capacidade de internação clínica e cirúrgica do CEPON passa de 64 para 80 leitos de enfermarias, incluindo leitos de hematologia, cirúrgicos, de cuidados paliativos e de oncologia clínica.
Demanda crescente e resultados
O CEPON é referência estadual em oncologia e recebe pacientes de todas as regiões catarinenses, registrando um crescimento contínuo na procura por seus serviços. Nos primeiros cinco meses de 2026, a entidade realizou 1.500 cirurgias de médio e grande porte, além de milhares de sessões de quimioterapia e radioterapia.
A inauguração dos novos leitos integra um conjunto de ações do governo catarinense para fortalecer a rede de saúde, garantindo maior acesso a serviços especializados de alta complexidade. A Associação de Voluntários do CEPON (AVOC) também contribuiu com a doação de itens que qualificam os ambientes assistenciais.
Opinião
A ampliação da capacidade do CEPON é uma resposta necessária ao aumento da demanda por tratamentos oncológicos, mostrando o comprometimento do governo com a saúde da população catarinense.





