A contagem regressiva para a 17ª edição do Balneário Saboroso já começou. O tradicional festival gastronômico de Balneário Camboriú terá sua abertura oficial em 2 de novembro, em um evento exclusivo para convidados no Cristo Luz. Já na sexta-feira (3), os menus especiais estarão oficialmente disponíveis ao público nos 37 restaurantes participantes, ao valor de R$ 119,00 (entrada, prato principal e sobremesa), marcando o início do festival, que segue até o dia 31 de julho.
Como parte dos preparativos finais, representantes dos estabelecimentos participantes se reuniram na quinta-feira (25), no Hotel Ilha da Madeira, para alinhar os últimos detalhes da operação, revisar informações e garantir que a experiência oferecida ao público aconteça da melhor forma possível durante todo o evento. Promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, o Balneário Saboroso chega à sua 17ª edição consolidado como um dos principais festivais gastronômicos de Santa Catarina, valorizando a diversidade da culinária local e incentivando moradores e turistas a conhecerem diferentes restaurantes da cidade por meio de menus exclusivos preparados especialmente para o evento.
A vice-presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Maria Júlia Moro, que também integra o comitê organizador do festival e representa o Chaplin Restaurante, participante desde a primeira edição, destaca o entusiasmo dos estabelecimentos para mais uma edição. “O sentimento é de muita empolgação. Os restaurantes se dedicam todos os anos para entregar experiências cada vez melhores aos clientes, e nesta edição temos muitos participantes novos, ampliando ainda mais as opções para quem deseja conhecer a gastronomia de Balneário Camboriú. Agora é colocar a mão na massa para que tudo aconteça da melhor forma possível”, afirma.
Entre as novidades deste ano está a estreia do Lido di Mare by Swiss no festival. O restaurante integra o Swiss Group e participa pela primeira vez do Balneário Saboroso. Além disso, o Swiss é um dos patrocinadores da edição 2026. A analista de parcerias estratégicas do Lido di Mare by Swiss, Suellen Alves, destaca a expectativa da equipe para estrear em um dos eventos mais tradicionais da cidade. “O Lido é um restaurante novo em Balneário Camboriú e estamos muito felizes por participar pela primeira vez. Toda a equipe está bastante envolvida e motivada para apresentar o nosso trabalho ao público. O Balneário Saboroso é um festival muito tradicional e acreditamos muito na força desse projeto. Para nós é uma honra fazer parte desta edição, especialmente com o Swiss também apoiando o evento como patrocinador”, ressalta.
Ao longo de quase um mês, moradores e visitantes poderão aproveitar menus completos desenvolvidos especialmente para o festival, reforçando Balneário Camboriú como um dos principais destinos gastronômicos do país.
Presente exclusivo Outro atrativo tradicional do evento é o presente exclusivo para os participantes. Neste ano, o público poderá ganhar um conjunto com dois bowls exclusivos da Germer Porcelanas. Para participar, basta visitar três restaurantes diferentes do festival, realizar o check-in pelo app Movimenta BC e realizar a troca do presente, enquanto durarem os estoques.
O Balneário Saboroso é organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da Germer Porcelanas, Faroeste Beer Cervejaria, Unipraias, Congresso de Gastronomia Entre Nós (Raízes), Barco Pirata, Roda FG, Passeio San Miguel, Cristo Luz, Roddertown, Swiss Group e apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Opinião
O Balneário Saboroso é uma ótima oportunidade para explorar a rica gastronomia de Balneário Camboriú e valorizar os talentos locais.





