Política

Silvio Almeida critica governo federal por omissão em relação a bets e PGR investiga

Silvio Almeida critica governo federal por omissão em relação a bets e PGR investiga

O ex-ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, fez uma contundente crítica ao governo federal, apontando sua omissão em relação às apostas esportivas, conhecidas como bets. Almeida, que deixou o governo Lula em 2024, defendeu a emissora Cazé TV, de propriedade do youtuber Casimiro Miguel, que está sendo investigada por sua publicidade excessiva de bets.

Indignação Seletiva

Em sua declaração, Almeida argumentou que a indignação pública sobre a publicidade de casas de apostas é “seletiva”. Ele criticou a falta de ação do Estado, que, segundo ele, abdica de seu poder regulatório e se recusa a proibir uma atividade que considera prejudicial à saúde pública e à economia popular. “Fora disso, é moralismo de ocasião”, afirmou.

Investigações e Denúncias

A Cazé TV anunciou que promete moderar seus anúncios relacionados a bets, em resposta às críticas. No entanto, Almeida ressaltou que a expansão desse tipo de negócio é resultado de escolhas políticas e não da “natureza humana”.

Além disso, o ex-ministro enfrenta uma situação complicada, já que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por uma reclamação de importunação sexual envolvendo a ministra Anielle Franco. Almeida nega todas as acusações, que também foram objeto de investigação pela Polícia Federal.

Opinião

A situação de Silvio Almeida levanta questões importantes sobre a responsabilidade do governo em regular práticas que podem impactar a sociedade, bem como os desafios enfrentados por figuras públicas em meio a controvérsias.