O Ministério da Saúde do Brasil anunciou uma importante atualização no Calendário Nacional de Vacinação. A partir de 3 de agosto de 2026, uma segunda dose de reforço contra a poliomielite será incluída, visando proteger ainda mais as crianças brasileiras.
A vacinação será recomendada para crianças de 4 anos e faz parte do esforço contínuo do governo para manter o país livre da circulação do poliovírus. O Brasil não registra casos da doença há 37 anos, com o último caso documentado em 1989. Desde 1994, o país possui a certificação de área livre da circulação do poliovírus, obtida em conjunto com outros países das Américas.
Novas diretrizes vacinais
Com a inclusão da segunda dose de reforço, o esquema vacinal contra a poliomielite agora conta com cinco doses, todas utilizando a vacina inativada poliomielite (VIP), que está disponível gratuitamente na rede pública de saúde. As doses de reforço serão administradas após o esquema primário de vacinação, que inclui doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, além do primeiro reforço aos 15 meses.
A decisão de incluir essa nova dose foi tomada após discussões com a Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e a participação de diversas entidades, incluindo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Importância da vacinação continua
Apesar de o Brasil estar livre da poliomielite por quase quatro décadas, a vacinação permanece crucial. O risco de reintrodução da doença ainda existe, especialmente enquanto houver circulação do vírus em outras partes do mundo. Atualmente, Paquistão e Afeganistão são os únicos países onde a poliomielite continua endêmica.
A vacinação pode ser realizada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. As crianças que já completaram o esquema primário e receberam o primeiro reforço devem ser vacinadas com a nova dose. Aqueles com esquema vacinal incompleto também devem ser atendidos pelos serviços de saúde.
Opinião
A inclusão da segunda dose de reforço é um passo positivo para garantir a saúde das crianças e a continuidade do combate à poliomielite no Brasil.





