Santa Catarina

MIS/SC Inaugura Exposição ‘Antonietas’ e Homenageia Antonieta de Barros

MIS/SC Inaugura Exposição 'Antonietas' e Homenageia Antonieta de Barros

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) apresenta a exposição fotográfica “Antonietas”, do fotógrafo Rony Costa. A abertura será no dia 4 de março, às 19h, com visitação gratuita até 15 de março de 2026, de terça a domingo, das 10h às 21h.

O MIS/SC é um espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. “Antonietas” é um tributo às mulheres negras e à permanência de suas vozes, corpos e histórias. A mostra homenageia Antonieta de Barros — jornalista, educadora, ativista e primeira mulher negra eleita deputada estadual no Brasil, em 1934, por Santa Catarina — cuja trajetória permanece como referência incontornável na luta por justiça social, igualdade e acesso ao conhecimento.

A exposição reúne 22 fotografias em preto e branco, revelando a força, a beleza e o protagonismo de mulheres negras catarinenses. Rostos, olhares e gestos compõem um mosaico de trajetórias marcadas por pertencimento e afirmação identitária. Pelas lentes de Rony Costa, a fotografia se afirma como narrativa e memória, condensando experiências que anunciam resiliência, continuidade e futuro.

Mais do que uma exposição, “Antonietas” constitui um convite à contemplação e à reflexão, reafirmando a atualidade do legado de Antonieta de Barros e evidenciando a potência das Antonietas contemporâneas.

Opinião

A exposição “Antonietas” é uma oportunidade valiosa para reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres negras na sociedade brasileira, especialmente a figura inspiradora de Antonieta de Barros.