A Agetran iniciou no dia 16 de fevereiro a Operação Carnaval 2026, com um esquema especial de transporte coletivo que se estenderá até a quarta-feira de cinzas, dia 18 de fevereiro. Este planejamento visa atender tanto as demandas das indústrias quanto o fluxo de foliões durante o Carnaval.
Funcionamento das linhas de ônibus
As linhas 244, 322, 417, 418, 419, 422, 424 e 426 estão programadas para operar conforme a necessidade das indústrias. As demais linhas seguirão o Plano Especial, conforme a Ordem de Serviço.
Trajetos especiais durante o Carnaval
Os transportes públicos terão itinerários específicos que passarão pelos principais pontos de concentração, com circulação entre a Praça Ary Coelho e a Praça do Papa. O trajeto da Praça Ary Coelho até a Praça do Papa inclui as ruas Rua 13 de Maio (Peg Fácil), Rua 7 de Setembro, Rua Rui Barbosa, Rua Maracaju, Avenida Presidente Ernesto Geisel, Rua Marechal Rondon, Avenida Júlio de Castilho, Avenida Presidente Vargas e Rua Zákia Nahas Siufi. O caminho inverso, da Praça do Papa para a Praça Ary Coelho, segue pela Rua Zákia Nahas Siufi, Avenida dos Crisântemos, Avenida Júlio de Castilho, Rua Marechal Rondon e Rua 13 de Maio.
Veículos de reserva e monitoramento
No início da operação, três veículos foram colocados à disposição na reserva dos terminais, além dos dois já habituais, totalizando cinco ônibus disponíveis para atender a eventual demanda entre 5h e 19h30. A Prefeitura de Campo Grande informou que o Consórcio Guaicurus, responsável pela operação, monitorará o desempenho das linhas e, se necessário, fará ajustes operacionais após os horários de pico, que são das 04h40 às 08h30, 10h30 às 13h30 e 16h às 18h30.
Os ajustes visam exclusivamente a ampliação da oferta de veículos, conforme a demanda observada. A fiscalização e o acompanhamento do serviço serão realizados pela Agetran, garantindo segurança, organização e eficiência no transporte coletivo durante o período carnavalesco.
Opinião
A operação da Agetran durante o Carnaval é crucial para garantir que tanto os foliões quanto os trabalhadores das indústrias possam se deslocar com segurança e eficiência.
