Santa Catarina

Balneário Camboriú intensifica orientações sobre dengue em ônibus turísticos

Balneário Camboriú intensifica orientações sobre dengue em ônibus turísticos

No dia 11 de outubro, uma equipe de agentes de endemias da Diretoria de Vigilância Ambiental de Balneário Camboriú realizou uma importante ação de orientação em nove ônibus de turismo no Portal de Informações Turísticas (PIT). O foco da ação foi a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, com a entrega de cartilhas informativas sobre o mosquito Aedes Aegypti.

Orientações e Cuidados

Durante a ação, os agentes enfatizaram a importância do uso de repelente após a aplicação de protetor solar, especialmente em áreas como matas, trilhas e praias mais isoladas. Além disso, foram fornecidas informações sobre os principais sintomas da dengue e a localização de farmácias, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e serviços de telemedicina disponíveis em três idiomas.

Parcerias Estratégicas

O diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, destacou que esta ação é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Turismo. O objetivo é informar não apenas os moradores, mas também os turistas que visitam a cidade. Cruz enfatizou que a orientação precoce é fundamental para agilizar a notificação de casos suspeitos e, se necessário, realizar o bloqueio de transmissão para evitar novos casos.

Intensificação das Ações no Verão

A prefeitura de Balneário Camboriú intensificou as ações de prevenção durante o verão, com trabalho de conscientização e vistorias realizadas pelas equipes das diretorias de Vigilância Ambiental e Epidemiológica. As ações incluem a aplicação de fumacê em pontos estratégicos e visitas a imóveis de veraneio fechados, além do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAA), que mapeia as áreas de risco e identifica os depósitos com maior incidência.

Opinião

A intensificação das ações de prevenção em Balneário Camboriú é um exemplo de como a informação e a conscientização são essenciais para combater as arboviroses, especialmente em períodos de alta circulação de turistas.