O Pix está fora do ar para alguns usuários neste sábado, 7 de outubro, afetando instituições financeiras como Nubank, Itaú, C6 Bank, Banco Inter e Santander. A falha parece estar associada ao sistema de pagamentos oferecido pelo Banco Central, com impactos em diversas instituições financeiras.
As queixas começaram por volta das 10h30 (horário de Brasília) e, segundo o site Downdetector, já ultrapassaram 200 registros de falhas. O aumento nas buscas por termos como “Pix fora do ar hoje” e “Pix fora do ar” também foi notado no Google Trends.
Procurado pelo TechTudo, o Banco Central não retornou o contato até a publicação dessa matéria. Em nota, o Nubank informou que “a instabilidade já foi integralmente solucionada”. O Itaú também afirmou ter normalizado a situação, que foi causada “por conta de uma falha sistêmica em um fornecedor externo ao banco, que causou impacto em parte do mercado”.
Impacto nos Usuários
Em testes realizados pelo TechTudo, o Nubank e o Banco Inter foram os mais afetados pela falha. Durante as tentativas de transferência, os usuários encontraram erros na conclusão do pagamento, além de mensagens informando que a transação estava sendo “processada”.
Opinião
As falhas no sistema de pagamentos do Banco Central levantam preocupações sobre a confiabilidade do Pix, especialmente em um momento em que a digitalização dos serviços financeiros é cada vez mais necessária.
