Durante os festejos juninos, a Tenda Lilás do Ministério das Mulheres esteve presente no Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, nos dias 24 e 25 de junho de 2026, oferecendo acolhimento e orientação às mulheres que passavam pelo local.
A ação teve como objetivo reforçar a divulgação do Ligue 180 e da rede de proteção às mulheres, além de promover informações sobre a Lei Maria da Penha. Durante os dois dias, a equipe da Tenda Lilás orientou a população sobre os diferentes tipos de violência e a importância de reconhecer os sinais iniciais de agressão, que podem levar a casos mais graves, como o feminicídio.
Atendimentos e rodas de conversa
A Tenda Lilás funcionou das 8h às 18h e ofereceu materiais educativos sobre direitos das mulheres, serviços especializados disponíveis em João Pessoa e informações sobre a Central de Atendimento à Mulher. Além da distribuição de materiais, o espaço promoveu rodas de conversa, atendimentos especializados e atividades culturais, com foco na autonomia econômica das mulheres e no acesso a políticas públicas.
A psicóloga Jaqueline Facine, que visitou a Paraíba, ressaltou a importância do acolhimento às vítimas como um passo essencial para romper o ciclo da violência. “O acolhimento é o primeiro passo para romper esse processo”, afirmou.
Compromisso do Ministério das Mulheres
Criada em dezembro de 2025, a Tenda Lilás já percorreu 22 estados brasileiros em 2026, reafirmando o compromisso do Ministério das Mulheres em ampliar o acesso à informação e aos serviços de proteção, especialmente em períodos de grande circulação de pessoas, como os festejos juninos.
Opinião
A presença da Tenda Lilás em eventos como os festejos juninos é fundamental para garantir que as mulheres tenham acesso a informações e acolhimento, essenciais para enfrentar a violência.





