Santa Catarina

Ministério das Mulheres traz Tenda Lilás ao Terminal Severino Camelo em João Pessoa

Ministério das Mulheres traz Tenda Lilás ao Terminal Severino Camelo em João Pessoa

Durante os festejos juninos, a Tenda Lilás do Ministério das Mulheres esteve presente no Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, nos dias 24 e 25 de junho de 2026, oferecendo acolhimento e orientação às mulheres que passavam pelo local.

A ação teve como objetivo reforçar a divulgação do Ligue 180 e da rede de proteção às mulheres, além de promover informações sobre a Lei Maria da Penha. Durante os dois dias, a equipe da Tenda Lilás orientou a população sobre os diferentes tipos de violência e a importância de reconhecer os sinais iniciais de agressão, que podem levar a casos mais graves, como o feminicídio.

Atendimentos e rodas de conversa

A Tenda Lilás funcionou das 8h às 18h e ofereceu materiais educativos sobre direitos das mulheres, serviços especializados disponíveis em João Pessoa e informações sobre a Central de Atendimento à Mulher. Além da distribuição de materiais, o espaço promoveu rodas de conversa, atendimentos especializados e atividades culturais, com foco na autonomia econômica das mulheres e no acesso a políticas públicas.

A psicóloga Jaqueline Facine, que visitou a Paraíba, ressaltou a importância do acolhimento às vítimas como um passo essencial para romper o ciclo da violência. “O acolhimento é o primeiro passo para romper esse processo”, afirmou.

Compromisso do Ministério das Mulheres

Criada em dezembro de 2025, a Tenda Lilás já percorreu 22 estados brasileiros em 2026, reafirmando o compromisso do Ministério das Mulheres em ampliar o acesso à informação e aos serviços de proteção, especialmente em períodos de grande circulação de pessoas, como os festejos juninos.

Opinião

A presença da Tenda Lilás em eventos como os festejos juninos é fundamental para garantir que as mulheres tenham acesso a informações e acolhimento, essenciais para enfrentar a violência.