O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizaram a entrega de novos aceleradores lineares em uma cerimônia no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, no dia 23 de junho de 2026. Este evento marca um avanço significativo na assistência especializada em oncologia no SUS, com a entrega simultânea de equipamentos em São Paulo, Mato Grosso, Ceará e Piauí.
Investimentos e Expansão da Oncologia
O investimento total para a ampliação da assistência especializada alcança a quantia de R$ 182,2 milhões, com recursos provenientes dos programas Agora Tem Especialistas e Novo PAC Saúde. O novo acelerador linear no Hospital Santa Marcelina custou R$ 7,3 milhões e tem a capacidade de realizar até 1.000 tratamentos radioterápicos por ano.
Além de São Paulo, o Hospital Santo Antônio em Sinop (MT) recebeu um novo acelerador linear com um investimento de R$ 17,5 milhões. Este equipamento visa descentralizar a radioterapia e facilitar o acesso ao tratamento para a população local, que antes precisava viajar longas distâncias para receber atendimento.
Novos Equipamentos e Certificações
No Ceará, o Instituto do Câncer do Ceará foi beneficiado com um acelerador linear no valor de R$ 7 milhões. Este equipamento é crucial para atender a demanda crescente por tratamentos oncológicos, que aumentou em 23,6% em um ano. O Hospital São Marcos em Teresina (PI) também recebeu um novo acelerador linear, com investimento de R$ 15,5 milhões.
O Hospital Santa Marcelina foi certificado como Hospital de Ensino Nível 1, reforçando sua posição como referência em alta complexidade na assistência oncológica.
Futuro da Radioterapia no Brasil
Desde 2023, o Brasil celebrou a entrega de 155 aceleradores lineares, com 44 já inaugurados. O governo planeja entregar mais 70 equipamentos até 2026, visando melhorar a infraestrutura de saúde e o acesso ao tratamento de câncer em todo o país.
Além dos aceleradores, o governo anunciou a aquisição de 20 aparelhos de ressonância magnética, com investimento de R$ 111,7 milhões, que serão distribuídos por todas as regiões do Brasil.
Opinião
A entrega de novos equipamentos e investimentos na oncologia é um passo importante para garantir que mais brasileiros tenham acesso a tratamentos de saúde de qualidade, especialmente em áreas carentes.





