Política

Governo do Brasil investe R$ 20 milhões e leva internet a 90 mil moradores em 17 estados

Governo do Brasil investe R$ 20 milhões e leva internet a 90 mil moradores em 17 estados

O Governo do Brasil anunciou um investimento de R$ 20 milhões para levar internet e telefonia móvel a 90 mil moradores que vivem em áreas remotas do país. Essa ação resultará na cobertura de 112 localidades em 17 estados, incluindo comunidades rurais, quilombolas e indígenas.

Essa iniciativa é parte do 4º Leilão do Gired, promovido pelo Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a organização Seja Digital, que visa a inclusão digital. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que “cada torre instalada representa mais inclusão, cidadania e futuro”.

Empresas Vencedoras

Sete empresas foram selecionadas para implementar a infraestrutura necessária, entre elas Brisanet, Unifique, Telefônica Brasil, IEZ! Telecom, Claro, Tim e Algar Telecom. O leilão foi realizado na modalidade reversa, onde vence a empresa que apresenta a menor necessidade de subsídio.

Impacto da Conectividade

A chegada da internet permitirá acesso a serviços públicos digitais, chamadas de voz e vídeo, e aplicativos bancários, além de gerar oportunidades de estudo e trabalho. A conectividade também é um impulso para a produção rural e pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Com o 4º Leilão do Gired, o investimento total em expansão de conectividade já alcança R$ 270 milhões, somando-se aos R$ 250 milhões dos três leilões anteriores. Até agora, 347 localidades foram atendidas, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.

Opinião

A inclusão digital é um passo fundamental para o desenvolvimento social e econômico, e iniciativas como essa do governo são essenciais para reduzir as desigualdades no acesso à informação e serviços.