Tecnologia

Dylan Wheeler, o SuperDAE, invade Microsoft e escapa da extradição em fuga audaciosa

Dylan Wheeler, o SuperDAE, invade Microsoft e escapa da extradição em fuga audaciosa

Em 2012, na Austrália, um jovem de apenas 17 anos, Dylan Wheeler, conhecido como SuperDAE, conseguiu invadir a Microsoft e obter um kit de desenvolvimento do Xbox One meses antes do seu lançamento. Essa conquista, que deveria ser restrita aos estúdios da gigante da tecnologia, colocou Dylan em uma trajetória de fuga e envolvimento com agências internacionais, como o FBI.

Dylan, que utilizou engenharia social para obter credenciais de desenvolvedores da Microsoft, acessou os portais da Partner Network da empresa. Com isso, ele requisitou o dev kit digital do Durango, o codinome do Xbox One. A audácia de SuperDAE foi ainda mais longe quando ele tentou revender o kit montado como uma máquina física no eBay por US$ 15.000, atraindo a atenção das autoridades.

Vazamento e consequências

O vazamento do dev kit resultou em especificações técnicas do Xbox One sendo divulgadas, além de gerar polêmica sobre a exigência de conexão constante à internet, conhecida como Always Online. A reação negativa do público foi intensa, levando a Microsoft a reestruturar sua estratégia de marketing e a reforçar a segurança de sua propriedade intelectual.

Após o vazamento, as autoridades australianas confiscarem os equipamentos de Dylan, seu passaporte e dinheiro a pedido dos EUA. As acusações contra ele poderiam resultar em décadas de prisão. Temendo pela sua liberdade, Dylan conseguiu fugir para a República Tcheca, mesmo sem seu passaporte, utilizando brechas legais para escapar.

Vida na Europa

Atualmente, Dylan Wheeler vive na Europa, entre o Reino Unido e a Tchéquia, onde passa tempo suficiente para que os crimes prescrevam. As tentativas de extradição contra ele perderam força, permitindo que ele leve uma vida tranquila, trabalhando na área de tecnologia e segurança. Dylan utiliza seu conhecimento para consultoria em proteção de sistemas e educa jovens para que não se tornem hackers maliciosos.

Opinião

A história de Dylan Wheeler destaca as complexidades da ética hacker e as consequências de ações audaciosas no mundo digital.