Santa Catarina

CBMSC promove 2º Workshop de Combate a Incêndio e atrai 350 participantes em SC

CBMSC promove 2º Workshop de Combate a Incêndio e atrai 350 participantes em SC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou, em 11 de outubro de 2023, o 2º Workshop de Combate a Incêndio em Veículos Eletrificados, consolidando-se como referência nacional na discussão sobre os desafios operacionais envolvendo veículos elétricos e híbridos. O evento, que ocorreu em Rio do Sul, SC, reuniu cerca de 350 participantes de 14 estados brasileiros.

Desafios e Inovações

O crescimento exponencial da frota de veículos movidos a baterias de íons de lítio no Brasil traz novas demandas para as corporações de bombeiros. O coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do CBMSC, enfatizou a preocupação institucional com a segurança em ocorrências envolvendo esses veículos. “Este é um tema nacional que vai muito além das normativas de segurança contra incêndio que estamos desenvolvendo junto a outros setores”, afirmou.

O tenente-coronel Willian Leal Nunes também destacou a importância do evento, que mantém o CBMSC na vanguarda dos estudos para a prevenção e combate a incêndios em veículos eletrificados. “A eletrificação veicular é um caminho sem volta, e buscamos estar à frente”, disse.

Programação e Demonstrações Práticas

A programação do workshop incluiu palestras e atividades teóricas, além de demonstrações práticas com a submissão de packs de baterias de íons de lítio a estresses mecânico, térmico e elétrico, simulando condições reais de acidentes. As baterias foram fornecidas pela WEG S/A, representada pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

O evento também contou com a Lança Extintora de Incêndio para Veículos Elétricos (LECIE), disponibilizada pela Murer LAM. O especialista Marcelo Valle alertou sobre os riscos: “Embora o veículo elétrico demore mais para entrar em ignição, a propagação após o início do fogo é muito rápida”.

Perspectivas Futuras

O CEO da Murer LAM, Martin Kuchenbecker, ressaltou a necessidade de antecipar cenários e investir em prevenção. “As baterias elétricas evoluíram significativamente em termos de segurança. No entanto, em cinco anos teremos uma frota maior”, afirmou, destacando a importância do desenvolvimento de soluções eficientes para o combate a incêndios.

O 2º Workshop também ampliou os testes práticos e aprofundou discussões sobre normativas, segurança em carregadores e instalações elétricas. O evento foi realizado no auditório da UNIDAVI e no pátio do DNIT, com a participação de bombeiros, policiais, engenheiros e representantes de concessionárias de rodovias, fortalecendo a integração entre as instituições.

Opinião

O workshop realizado pelo CBMSC é uma importante iniciativa para preparar as corporações de bombeiros para os novos desafios que a eletrificação veicular apresenta, evidenciando a necessidade de constante atualização e capacitação na área.