Política

Grupo Elas na Economia Circular debate inclusão e saúde no 1º Encontro Nacional em Curitiba

Grupo Elas na Economia Circular debate inclusão e saúde no 1º Encontro Nacional em Curitiba

O 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis ocorreu entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, em Curitiba, PR, reunindo mulheres de diversas regiões do Brasil para discutir temas cruciais como políticas públicas, saúde no trabalho e a promoção da autonomia econômica das catadoras.

O evento contou com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), que reafirmaram seu compromisso com a valorização das mulheres na cadeia da reciclagem. A secretária da SEV, Julia Cruz, destacou a importância do encontro para reconhecer o papel estratégico das catadoras na transição do Brasil para um modelo de desenvolvimento sustentável.

Debates e Iniciativas

Durante o encontro, foram promovidos debates sobre racismo ambiental, mudanças climáticas e inclusão socioeconômica, além da realização da 3ª Reunião do Fórum Nacional para Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis. O Grupo Elas na Economia Circular, uma iniciativa do DNOVA/SEV, também foi destaque, buscando incorporar a perspectiva de gênero nas políticas públicas do setor.

O evento foi organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e incluiu atividades culturais, exposições e uma feira de artesanato, valorizando as trajetórias das participantes e fortalecendo sua visibilidade social e econômica.

Opinião

O 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras representa um passo importante para a inclusão e valorização das mulheres na economia circular, essencial para um futuro mais sustentável.