O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, George Santoro, inauguraram o primeiro lote da duplicação da BR-470/SC, um importante corredor logístico de Santa Catarina. Com um investimento de R$ 528,7 milhões, a obra abrange 26,3 quilômetros entre Gaspar e Ilhota, promovendo a ampliação e revitalização da estrada.
A modernização da BR-470/SC é crucial para o escoamento da produção catarinense, que, em 2025, deverá movimentar mais de 65 milhões de toneladas nos portos da região. O projeto completo da duplicação envolve um total de R$ 1,7 bilhão e abrange 73,2 quilômetros entre Navegantes e Indaial.
Avanços e benefícios
Até o momento, 62,46 quilômetros já foram duplicados e 12 viadutos entregues entre Ilhota e Gaspar, com um fluxo diário de até 30 mil condutores na estrada. As melhorias incluem a instalação de sistemas de iluminação e a construção de vias marginais e retornos em desnível, beneficiando tanto os moradores quanto os transportadores.
O ministro George Santoro enfatizou a importância dos investimentos em infraestrutura, destacando que o governo está comprometido em continuar ampliando os recursos destinados a Santa Catarina.
Futuro da BR-470/SC
As próximas etapas da duplicação incluem a conclusão do lote 3, com previsão para 2027. Este lote, que está 76% concluído, se estende entre Gaspar e Blumenau, enquanto o lote 4, que vai de Blumenau a Indaial, alcança 61% de execução.
Além da BR-470, o ministério planeja concluir outras obras significativas em Santa Catarina, como a adequação da BR-163/SC e o Viaduto de Rancho Queimado na BR-282/SC.
Opinião
A duplicação da BR-470/SC representa um passo importante para a melhoria da infraestrutura em Santa Catarina, essencial para o desenvolvimento econômico da região.





