Política

Ministério das Comunicações lança rede privativa de R$ 1 bilhão para segurança

Ministério das Comunicações lança rede privativa de R$ 1 bilhão para segurança

O Ministério das Comunicações anunciou em 25 de outubro de 2023 o início da operação da rede privativa de comunicação da administração pública federal, projetada para garantir uma infraestrutura segura para órgãos do governo, independente das redes comerciais de telecomunicações. O investimento total neste projeto é de R$ 1 bilhão.

A nova rede foi criada para atender exclusivamente órgãos governamentais, proporcionando maior controle sobre o tráfego de informações e proteção para comunicações sensíveis. A infraestrutura foi desenvolvida para transportar comunicações estratégicas da administração pública em um ambiente próprio e com maior nível de segurança.

Integração das Comunicações

O projeto conta com duas modalidades: a rede privativa fixa, baseada em fibra óptica para interligar prédios e unidades administrativas, e a rede privativa móvel, que é voltada para comunicações em campo e operações institucionais. O anúncio também marca o início da integração das comunicações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Exército, da Polícia da Câmara dos Deputados e da Polícia do Senado em uma mesma infraestrutura de comunicação.

Até então, cada uma dessas instituições operava com sistemas próprios e não interoperáveis. Com a nova rede, as corporações poderão compartilhar comunicações em um ambiente comum, o que deve aumentar a coordenação de operações e a capacidade de resposta em situações que exigem atuação conjunta.

Desafios e Expectativas

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, destacou que a iniciativa busca superar dificuldades históricas de integração entre as diferentes forças de segurança, citando os eventos de 8 de janeiro de 2023 como um exemplo de situação que poderia ter se beneficiado de um sistema unificado de comunicações.

O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, afirmou que a tecnologia será escalada com a adesão de outros Estados. A infraestrutura entregue é preparatória para integrar esses Estados, com alguns já demonstrando interesse em participar.

Rede Fixa e Primeiros Clientes

A operação da rede privativa fixa começou com a Agência Nacional de Mineração (ANM), localizada em Aracaju, Sergipe. A primeira etapa do projeto contempla a interligação de 12 prédios públicos através de uma infraestrutura de 75,5 quilômetros de fibra óptica. Outros órgãos que utilizarão a rede incluem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A expectativa do governo é expandir gradualmente a rede para outros Estados, com as próximas ativações previstas para Macapá (AP), Rio Branco (AC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

Opinião

A criação desta rede privativa representa um passo importante para a segurança e a eficiência das comunicações governamentais, podendo transformar a forma como as forças de segurança atuam em conjunto.