Geral

Mato Grosso do Sul enfrenta calor extremo de 40°C antes de frente fria

Mato Grosso do Sul enfrenta calor extremo de 40°C antes de frente fria

A semana começará com calor extremo em Mato Grosso do Sul, com temperaturas próximas dos 40°C nesta segunda-feira (16).

No entanto, uma frente fria se aproxima do Estado a partir de terça-feira (17) e deve trazer chuvas, mas não será suficiente para fazer frio. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), nesta segunda, um sistema de alta pressão atmosférica atua como bloqueio, deixando o tempo mais seco e quente em todo o Estado.

Alertas e Previsões

Há alerta devido às altas temperaturas, entre 36°C e 39°C, além de baixa umidade relativa do ar, com índices entre 20% e 40%. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 36°C, com possibilidade de pancadas de chuva.

Entre a terça-feira de Carnaval (17) e a quarta-feira de Cinzas (18), o avanço da nova frente fria traz mais nebulosidade e chuvas pontualmente fortes em algumas regiões. Conforme o Cemtec, os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões centro-leste, norte e nordeste.

Impactos nas Temperaturas

A previsão aponta ainda mudança de ventos para quadrante sul, com rajadas pontuais acima de 60 km/h. A frente fria deve diminuir as temperaturas e amenizar o calorão e a sensação de abafamento apenas em alguns municípios, mas não será suficiente para fazer frio.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 33°C na terça-feira. O dia deve oscilar entre períodos de abertura de sol e períodos de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.

Na região do Pantanal, Corumbá tem previsão de 40°C para terça-feira e de 41°C para quarta-feira, com mínima de 25°C em ambos os dias. Dourados também deve ter calorão, com temperaturas oscilando entre 24°C e 40°C.

Opinião

A situação climática em Mato Grosso do Sul exige atenção redobrada da população, especialmente em relação à saúde e ao consumo de água.