Com previsão de tempo nublado à noite, o carnaval de Corumbá começou na Avenida General Rondon, o templo do carnaval corumbaense, com o desfile dos onze blocos oficiais, a partir das 20h, sob a vigilância do Ministério Público, que exige o cumprimento de horários. No domingo e segunda-feira, será a vez das dez escolas de samba.
O espetáculo conta com 4.500 lugares gratuitos nas arquibancadas e 1.500 lugares nos camarotes, que foram comercializados pela prefeitura, entre privativos e avulsos. Além disso, a festa oferece uma praça de alimentação com a diversidade da culinária pantaneira até a terça-feira, quando ocorre o carnaval cultural.
Segurança Reforçada
O esquema de segurança, recomendado pelo Ministério Público, foi reforçado com a presença de 80 policiais militares de várias cidades, somando-se ao contingente do 6º batalhão. A prefeitura também contratou uma empresa privada com 130 seguranças e disponibilizará mais 40 guardas municipais nas ruas. A PM fará vigilância permanente no circuito do samba com motos e cavalos.
Expectativas para o Desfile
Os blocos oficiais servem como uma prévia do que será a apresentação das escolas de samba, seguindo o regulamento da liga para a disputa do título. Este ano, foram investidos R$ 697 mil no evento, que gerou 365 vagas de emprego. Em 2025, o bloco Praia Bola e Cerveja foi o campeão, homenageando o ex-jogador Cláudio Mineiro, que reside na cidade.
O desfile deste ano será aberto pelo Afro Samba Reggae, seguido pelos blocos: Águia da Vila, Clube dos Sem, Flor de Abacate, Os Intocáveis, Praia Bola e Cerveja, Arthur Marinho, Bola Preta, Oliveira Somos Nós, Nação Zumbi e Vitória Regia.
Concurso de Fantasias
O Concurso de Fantasias, um dos principais eventos do carnaval corumbaense, ocorreu na noite de quinta-feira, com a participação de 15 carnavalescos de Corumbá e Campo Grande, totalizando 85 mil em prêmios. Realizado no ginásio do Corumbaense, a 43ª edição destacou luxo, criatividade e suntuosidade. Personalidades como Fernanda Vanucci, Rebecca D’Albinie, Valdir Gomes, Adão Barboza e Claudinho Tasso marcaram presença e foram premiados com R$ 6 mil.
Opinião
O carnaval de Corumbá se reafirma como um evento de grande importância cultural e econômica, unindo segurança e diversão para todos os foliões.
