Política

Daniel Vorcaro revela encontro com Ibaneis Rocha sobre ativos do Banco Master

Daniel Vorcaro revela encontro com Ibaneis Rocha sobre ativos do Banco Master

O banqueiro Daniel Vorcaro confirmou que se encontrou com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para discutir a venda de ativos do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB), um banco público vinculado ao governo local. Durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 30 de dezembro do ano passado, Vorcaro descreveu esses encontros como parte de “conversas institucionais”.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo dos depoimentos de Vorcaro e do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, no âmbito da investigação sobre fraudes no Banco Master. Essa investigação, que pode envolver fraudes de até R$ 17 bilhões, foi determinada para ser conduzida no STF devido à citação de um deputado federal, que possui foro privilegiado na Corte.

Ibaneis Rocha, após a divulgação do encontro, confirmou que as reuniões ocorreram, mas negou que tenham tratado sobre a operação de compra do Banco Master. Em seu depoimento, Vorcaro afirmou que teve poucas oportunidades de encontro com o governador e que sua relação com políticos não estava relacionada à tentativa de compra do banco. “Tenho amigos de todos os poderes, mas não vejo qual a relação com o caso”, declarou.

A Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF em novembro de 2025, mira a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de aquisição da instituição financeira pelo BRB. As investigações continuam em andamento, com a expectativa de novos desdobramentos.

Opinião

A situação envolvendo Daniel Vorcaro e Ibaneis Rocha levanta questões importantes sobre a transparência nas negociações entre o setor público e privado, especialmente em casos de grandes somas financeiras.