O WhatsApp pode ganhar uma assinatura para que usuários possam utilizar o aplicativo sem anúncios. De acordo com informações da Beta Info, a Meta está avaliando lançar um plano pago como alternativa à versão gratuita do popular mensageiro.
Recentemente, o serviço começou a exibir publicidade na aba “Atualizações”, também conhecida como Status. Apesar das especulações sobre essa nova funcionalidade, a Meta, empresa comandada por Mark Zuckerberg, ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Indícios de um novo plano
Referências a um plano sem anúncios foram encontradas no código da versão beta 2.26.3.9 do WhatsApp para Android, disponível na Google Play Store. Esses trechos sugerem que a Meta estuda oferecer uma assinatura opcional, que permitiria aos usuários remover completamente os anúncios e conteúdos promovidos da aba Atualizações.
Os usuários que optarem pela assinatura não veriam publicidade mesmo após consumir um determinado número de Status, além de não receber recomendações de canais patrocinados. A proposta visa garantir uma experiência totalmente livre de interrupções nessa seção.
Disponibilidade e estratégia de monetização
A assinatura pode ser disponibilizada inicialmente apenas na Europa e no Reino Unido, conforme indicam as informações da Beta Info. Essa criação de um plano sem anúncios representa uma nova estratégia de monetização do WhatsApp, atendendo usuários dispostos a pagar para manter o aplicativo livre de publicidade, enquanto a versão gratuita continuaria exibindo anúncios em áreas específicas.
Até o momento, não há informações sobre quais recursos estariam incluídos na assinatura ou se o plano será disponibilizado globalmente.
O que diz o WhatsApp
O TechTudo está em contato com a assessoria do WhatsApp para confirmar a existência do plano pago sem anúncios e aguarda uma resposta até o fechamento desta matéria.
Opinião
A possibilidade de um plano pago sem anúncios no WhatsApp pode dividir opiniões entre os usuários, que precisam avaliar o custo-benefício dessa nova oferta.
