Futebol

Vini Jr denuncia racismo e brilha com gol na vitória do Real Madrid sobre Benfica

Vini Jr denuncia racismo e brilha com gol na vitória do Real Madrid sobre Benfica

O atacante Vinícius Júnior foi o protagonista da vitória do Real Madrid sobre o Benfica por 1 a 0, em um jogo emocionante da Liga dos Campeões da Europa, realizado no Estádio da Luz, em Lisboa. O brasileiro marcou um golaço que abriu o placar, recebendo a bola do atacante Kylian Mbappé e acertando o ângulo do goleiro Anatoliy Trubin.

O gol ocorreu aos quatro minutos do segundo tempo, quando Vini Jr, com um chute preciso da entrada da área, fez a alegria dos torcedores madridistas. Após marcar, o jogador celebrou dançando em frente à bandeira de escanteio, próximo aos torcedores do Benfica, o que gerou uma reação dos jogadores adversários.

Denúncia de Racismo

Após a comemoração, Vini Jr foi envolvido em uma discussão com Gianluca Prestianni, do Benfica, e recebeu um cartão amarelo do árbitro François Letexier. Durante a confusão, o brasileiro se dirigiu ao juiz e denunciou que foi chamado de “mono”, um termo ofensivo em espanhol. Em resposta à denúncia, o árbitro acionou o protocolo antirracismo, interrompendo o jogo por cerca de dez minutos.

Apesar da tensão, os jogadores do Real Madrid consideraram deixar o campo, mas a partida foi retomada sem punições. A torcida do Benfica passou a vaiar Vini Jr toda vez que ele tocava na bola, intensificando o clima hostil.

Recorde e Próximo Confronto

Com o gol marcado, Vini Jr alcançou 31 gols na Liga dos Campeões, superando Kaká e se tornando o segundo brasileiro com mais gols na competição, atrás apenas de Neymar, que possui 42. O Real Madrid agora tem a vantagem do empate no jogo de volta, que ocorrerá no dia 25, às 17h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri.

Opinião

A situação vivida por Vini Jr evidencia a necessidade urgente de medidas efetivas contra o racismo no esporte, reforçando a importância de um ambiente respeitoso e inclusivo.