Economia

Vimeo demite funcionários após compra por Bending Spoons; segunda onda de cortes

Vimeo demite funcionários após compra por Bending Spoons; segunda onda de cortes

O Vimeo está enfrentando uma nova onda de demissões ao redor do mundo, após ser adquirido pela Bending Spoons em novembro de 2025, por US$ 1,3 bilhão. Essa é a segunda vez em menos de um ano que a plataforma de vídeos realiza cortes significativos em seu quadro de funcionários.

Demissões e Reações

Em setembro de 2025, 10% dos trabalhadores do Vimeo já haviam sido dispensados, e agora, com a nova aquisição, a situação se agrava. Relatos de ex-funcionários, como o ex-vice-presidente de marca, Dave Brown, e o engenheiro de software Steve Dixon, foram compartilhados no LinkedIn, confirmando a onda de demissões e expressando descontentamento com a situação.

Bending Spoons e Suas Aquisições

A Bending Spoons, que também possui o Evernote, uma popular ferramenta de organização, e o WeTransfer, um serviço de envio de arquivos, já havia demonstrado uma estratégia agressiva de cortes de pessoal. Em julho de 2024, quando adquiriu o WeTransfer, cerca de 75% dos funcionários daquela empresa foram demitidos.

O Futuro do Vimeo

A situação atual levanta questões sobre o futuro do Vimeo sob a nova administração. A plataforma, que tem se esforçado para se reinventar, agora enfrenta um desafio adicional com a redução de sua força de trabalho.

Opinião

A onda de demissões no Vimeo reflete um padrão preocupante de cortes em empresas adquiridas, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade das operações sob novas gestões.