Eleições

TSE alerta: prazo para regularizar título eleitoral termina em 6 de maio!

TSE alerta: prazo para regularizar título eleitoral termina em 6 de maio!

Faltam apenas 90 dias para o fim do prazo de regularização do título eleitoral em todo o Brasil. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, após 6 de maio, o cadastro eleitoral será fechado, impossibilitando alterações ou transferências até o 2º turno das eleições de outubro.

Importância da Regularização

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o encerramento do cadastro ocorre 150 dias antes da eleição. Assim, como o 1º turno está marcado para 4 de outubro, a data-limite é improrrogável para que eleitores possam regularizar sua situação.

Consequências da Irregularidade

Aqueles que não estiverem em dia com a Justiça Eleitoral não poderão votar. Em Mato Grosso do Sul, 88.124 títulos foram cancelados em 2025, representando 4,33% do eleitorado local. No total, o Brasil registra 5.042.047 títulos cancelados, o que equivale a 3,17% dos eleitores.

Um título irregular não apenas impede o voto, mas também pode gerar complicações como a suspensão de benefícios sociais, dificuldades na emissão de passaporte e carteira de identidade, restrições para assumir cargos públicos, e problemas na renovação de matrícula em instituições de ensino.

Como Regularizar

Os eleitores têm até 6 de maio para procurar o Fórum Eleitoral mais próximo e regularizar sua situação. Em Campo Grande, a Central de Atendimento Ao Eleitor funciona das 12h às 18h, localizada na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, Jardim Veraneio. O atendimento também está disponível no Centro Integrado de Justiça (CIJUS) e nos Fóruns Eleitorais do interior do Estado.

Opinião

É crucial que os eleitores estejam atentos às datas e regularizem seus títulos para garantir o exercício do voto e evitar complicações futuras.