Santa Catarina

Secretário Diogo Demarchi revela aumento de 550% em cirurgias bariátricas em SC

Secretário Diogo Demarchi revela aumento de 550% em cirurgias bariátricas em SC

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e, diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina tem atuado na ampliação da assistência hospitalar. Isso resultou em um aumento de 550% no número de cirurgias bariátricas em 2025, em comparação com 2022.

Desde 2023, já foram realizadas 3.815 cirurgias bariátricas na rede pública, atendendo pacientes com indicação e garantindo cobertura em todas as regiões catarinenses. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que, por orientação do governador Jorginho Mello, a SES tem trabalhado para diminuir o sofrimento das pessoas e combater as longas filas de espera.

Crescimento Acelerado

No ano de 2025, foram registradas 2.228 cirurgias bariátricas, um número seis vezes maior em relação a 2022, quando foram realizados apenas 343 procedimentos. O crescimento já era visível nos anos anteriores, com 410 cirurgias em 2023 e 834 em 2024. O número de hospitais realizando as cirurgias também aumentou, passando de seis em 2022 para nove em 2025.

Entre as unidades que realizam as cirurgias, destaca-se o Hospital Dom Joaquim, que, integrado à rede em abril de 2024, realizou 1.337 cirurgias bariátricas em 2025. Outros hospitais que se destacam são o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt com 552 procedimentos, o Hospital São Miguel com 546 e o Hospital Santo Antônio com 490.

Critérios para Cirurgia

É importante ressaltar que os pacientes devem ter realizado pelo menos dois anos de tratamento clínico antes de serem submetidos à cirurgia bariátrica. O cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Rui Celso Vieira, explica que a cirurgia não apenas promove o emagrecimento, mas também reduz doenças metabólicas e comorbidades associadas.

Qualidade de Vida

A obesidade é uma doença crônica não transmissível que afeta a qualidade de vida e pode levar a condições graves, como diabetes e doenças cardiovasculares. Pacientes, como a agente de registros Naline Pires da Silva Borges, relatam melhorias significativas em sua saúde após a cirurgia, destacando a importância do acompanhamento multidisciplinar no pré e pós-operatório.

Opinião

A ampliação das cirurgias bariátricas em Santa Catarina é um passo importante na luta contra a obesidade, refletindo um comprometimento com a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.