A Anthropic viralizou nas redes sociais ao anunciar que não exibirá anúncios no Claude, criando uma série de comerciais que serão veiculados no Super Bowl em 04 de fevereiro de 2026. O CEO da OpenAI, Sam Altman, reagiu às provocações da empresa concorrente, considerando suas atitudes como “claramente desonestas”.
Comerciais provocativos
Os vídeos comerciais da Anthropic apresentam uma simulação de conversa com uma IA, interrompida por anúncios fictícios que não respondem às perguntas dos usuários. O lema da campanha é: “Anúncios chegarão à IA, mas não ao Claude”. Em resposta, Altman utilizou sua conta no X (antigo Twitter) para expressar que, embora os comerciais sejam engraçados, a mensagem é enganosa.
Reação de Sam Altman
Altman destacou que a OpenAI não adotará o modelo de anúncios apresentado pela Anthropic, afirmando que seus usuários rejeitariam tal abordagem. “Nosso princípio mais importante para anúncios diz que não faremos isso; nós obviamente não vamos mostrar anúncios da forma que a Anthropic demonstra”, declarou. Ele ainda criticou o modelo de negócios da Anthropic, considerando seus produtos caros e acusando a empresa de bloquear concorrentes de acessarem o Claude Code.
Comparação de usuários
Além disso, Altman mencionou que existem mais usuários gratuitos do ChatGPT no estado do Texas do que usuários do Claude em todo os Estados Unidos. Essa comparação evidencia a competitividade entre as duas plataformas de inteligência artificial.
Conclusão sobre a disputa
A disputa entre as duas empresas se intensifica com a aproximação do Super Bowl, onde os anúncios da Anthropic prometem gerar polêmica. A OpenAI, por sua vez, se prepara para a implementação de anúncios em sua plataforma, inicialmente em testes para usuários gratuitos nos EUA, mas com uma abordagem diferente.
Opinião
A rivalidade entre OpenAI e Anthropic reflete as diferentes estratégias de monetização no setor de inteligência artificial, deixando os usuários atentos às consequências dessa disputa.
