A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã de hoje, 29 de janeiro de 2026, um homem suspeito de planejar um atentado suicida com explosivos no interior de São Paulo. A ação foi resultado de uma investigação em conjunto com o Departamento Federal de Investigação (FBI), dos Estados Unidos.
Segundo informações divulgadas pela PF, o suspeito estava em processo de montagem de um colete explosivo que seria utilizado em um ato suicida no Brasil. No entanto, detalhes sobre o local específico do atentado não foram revelados.
A operação incluiu o cumprimento de mandados de busca pessoal e domiciliar, autorizados pela 3ª Vara Federal de Bauru. Além da prisão, a PF irá analisar dados de aparelhos eletrônicos do suspeito, como celulares e computadores, que podem conter informações relevantes para a investigação.
Os dados coletados incluem registros telemáticos, que as empresas de telecomunicações são obrigadas a fornecer às autoridades, conforme a legislação brasileira, incluindo o Marco Civil da Internet. Isso permite o acesso a conteúdos, histórico de ligações e até mesmo conversas deletadas em redes sociais e aplicativos de mensagens.
A PF destacou que a ação possui um caráter preventivo, visando antecipar e evitar outras articulações que possam ameaçar a segurança pública e a ordem social.
Opinião
A prisão do suspeito reflete a importância da colaboração internacional no combate ao terrorismo e à necessidade de vigilância constante para garantir a segurança da população.
