Geral

PM de MS mata um e prende três após confronto em Anhanduí com apoio aéreo

PM de MS mata um e prende três após confronto em Anhanduí com apoio aéreo

Um homem morreu em confronto com policiais militares e três foram presos, na tarde desta terça-feira (17), em uma área de mata localizada no distrito de Anhanduí, a 60 quilômetros de Campo Grande. O helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas deu apoio à ocorrência para realizar varredura na mata e capturar os fugitivos Yann Gabriel Olivio dos Santos, Dayvison Henrique de Menezes Trindade e Jhony Fernandez Machado.

Após a captura, o trio foi preso. A identidade do morto em confronto não foi divulgada. Conforme apurado pela reportagem, a PM recebeu uma denúncia de que um Volkswagen Gol, branco, foi furtado em Anhanduí. Com isso, deslocou viaturas até o endereço e, quando os militares chegaram no local, localizaram o carro estacionado nas proximidades de um estabelecimento comercial.

Em seguida, os militares deram ordem de parada ao veículo com sinais luminosos e sonoros, mas os ocupantes desobedeceram e dispararam contra os policiais. Era possível observar que havia quatro homens dentro do carro. Na viatura, havia apenas dois policiais, o que indicava desvantagem numérica. Por isso, foi solicitado apoio, e compareceram as equipes do 10° Batalhão de Polícia Militar (10°BPM), 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ªCIPM), Batalhão de Choque (Canil-ROTAC-BPMChoque), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o helicóptero.

Os policiais enfrentaram dificuldades para acionar apoio devido à ausência de sinal de rádio digital e telefonia móvel, por se tratar de área rural desprovida de cobertura. Ao acessarem a estrada MS-258, o grupo abandonou o veículo às margens da via e fugiu a pé em direção à mata. Logo, os militares os perseguiram e foram recebidos a tiros, forçando os policiais a revidarem, balearam e desarmaram um dos integrantes.

O ferido foi levado para uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Anhanduí. Após o socorro, a equipe retornou ao local de mata com apoio de militares de batalhões e companhias independentes, além do helicóptero, para capturar os outros três fugitivos, que foram localizados, algemados e presos.

A Polícia Civil, Polícia Científica e Investigador de Polícia Judiciária estiveram no local dos fatos para efetuar os procedimentos de praxe. No local, foram apreendidos: um revólver calibre .32, uma espingarda calibre 28, um simulacro de arma de fogo e uma faca. Foram recuperados: o Volkswagen Gol, cor branca, que continha diversos objetos provenientes de furto ocorrido em uma chácara no mesmo dia, e um Fiat Uno, cor vermelha.

Os indivíduos e objetos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL), e os automóveis recuperados foram levados para a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DEFURV). O caso foi registrado na DEPAC-CEPOL como furto qualificado e homicídio.

Opinião

O confronto em Anhanduí levanta questões sobre a segurança pública e a atuação da polícia em situações de risco, evidenciando a complexidade dos desafios enfrentados nas operações.