Economia

Philip Jefferson do Fed garante que política monetária enfrenta riscos com cautela

Philip Jefferson do Fed garante que política monetária enfrenta riscos com cautela

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Philip Jefferson, afirmou que a atual política monetária está bem posicionada para lidar com os riscos que o banco central americano enfrenta em relação ao pleno emprego e à estabilidade de preços. Jefferson fez essas declarações durante um evento em Washington (EUA), destacando que os ajustes nas taxas de juros dependerão dos próximos dados econômicos.

Em seu discurso, Jefferson expressou seu otimismo cauteloso e apoiou a decisão de manter os juros na faixa entre 3,50% e 3,75%, após uma análise do estado atual da economia. Ele ressaltou que, para 2026, a expectativa de crescimento econômico é de aproximadamente 2,2%.

Jefferson também mencionou que são previstos três cortes de juros para 2025, uma medida que visa responder aos riscos de queda no emprego. Ele afirmou que a postura do Fed deve ajudar a estabilizar o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que permite que a inflação retome sua trajetória de queda em direção à meta de 2%.

Abordagem Prudente do Fed

O vice-presidente do Fed reiterou que a abordagem do banco central é prudente, avaliando a situação reunião a reunião. Jefferson afirmou: “A magnitude e o momento de eventuais ajustes adicionais na nossa taxa de política devem se basear nos dados que forem chegando, na evolução do cenário prospectivo e no balanço de riscos”.

Com relação à economia, Jefferson observou sinais de estabilização do mercado de trabalho e a continuidade do crescimento, apesar de a inflação ainda estar acima da meta. Ele destacou que a atividade econômica mostrou força no final de 2025 e que a desaceleração da inflação perdeu força. Contudo, acredita-se que os preços voltarão a cair ao longo do ano, à medida que o efeito das tarifas comerciais se dissipa e os ganhos de produtividade ajudam a trazer a inflação de volta à meta de 2%.

Opinião

A declaração de Philip Jefferson reflete a cautela necessária em tempos de incerteza econômica, mostrando que o Fed está atento aos desdobramentos do mercado.