OpenAI alerta investidores
A OpenAI alertou investidores e parceiros bancários que espera que Elon Musk faça declarações “absurdas” antes do julgamento do processo movido pelo bilionário contra a empresa, previsto para abril de 2024. A informação foi divulgada em uma carta enviada em 15 de março de 2024, obtida pela CNBC.
Histórico da disputa
Musk, que foi um dos fundadores da OpenAI em 2015, deixou o conselho da empresa em 2018. Em 2024, ele entrou com um processo contra a companhia, alegando ter sido “manipulado” e “enganado” após a OpenAI considerar a conversão para um modelo com fins lucrativos e estruturar uma “rede opaca de afiliadas comerciais”, incluindo a parceria multibilionária com a Microsoft.
Propriedade intelectual e avaliação da OpenAI
Na ação, Musk sustenta que teria direito ao valor de toda a propriedade intelectual desenvolvida a partir de suas contribuições, o que pode representar bilhões de dólares. A OpenAI, que alcançou uma avaliação estimada em cerca de US$ 500 bilhões, afirmou ter defesas sólidas e estar confiante sobre suas chances de vencer o caso.
Expectativas para o julgamento
A carta da OpenAI também menciona que a empresa acredita que o processo não vale mais do que os US$ 38 milhões doados por Musk, embora ressalte que isso não é uma garantia. A juíza federal Yvonne Gonzalez Rogers determinou que o processo seguirá para julgamento no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, onde a ação foi apresentada em agosto de 2024.
Declarações esperadas
Segundo a OpenAI, o julgamento deverá ampliar publicamente a disputa entre Musk e a empresa, que já se arrasta há anos. A empresa espera que Musk faça declarações que não estejam “fundamentadas na realidade” e que sigam um padrão de “táticas de intimidação” já utilizadas anteriormente.
Opinião
A disputa entre Musk e a OpenAI levanta questões importantes sobre propriedade intelectual e a dinâmica entre fundadores e suas criações.
