Geral

Ministro Alexandre Padilha anuncia vacinação de 1,1 milhão de profissionais de saúde contra dengue

Ministro Alexandre Padilha anuncia vacinação de 1,1 milhão de profissionais de saúde contra dengue

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a partir de 9 de fevereiro, cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o Brasil poderão ser vacinados com a Butantan-DV, uma vacina 100% nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan. Este imunizante é o primeiro do mundo a ser aplicado em dose única e promete oferecer proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

A eficácia global da Butantan-DV é de 74%, com uma impressionante redução de 91% nos casos graves da doença e 100% de proteção contra hospitalizações. O ministro destacou que a vacinação inicial será voltada para os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, que são os primeiros a atender pacientes com sinais de dengue.

Produção e Ampliação da Vacinação

O Instituto Butantan está programado para produzir e entregar até 31 de janeiro 1,1 milhão de doses adicionais da Butantan-DV, garantindo assim a imunização dos profissionais na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). O governo federal planeja ampliar gradualmente a vacinação para toda a população de 15 a 59 anos, dependendo da disponibilidade de novas doses.

Para acelerar a produção, o Instituto Butantan firmou uma parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, que poderá aumentar a produção em até 30 vezes. O ministro Padilha estimou que, ainda este ano, o Brasil poderá contar com cerca de 25 a 30 milhões de doses da vacina Butantan-DV.

Vacinação de Jovens e Novas Aquisições

Além da Butantan-DV, o SUS oferecerá a vacina QDenga para jovens de 10 a 14 anos. O governo já adquiriu 18 milhões de doses do imunizante japonês para os anos de 2026 e 2027. A QDenga foi aprovada pela Anvisa em 2023 e será distribuída em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Opinião

A vacinação dos profissionais de saúde com a Butantan-DV é um passo importante no combate à dengue, refletindo o compromisso do governo em proteger aqueles que estão na linha de frente no atendimento à população.