Eleições

MGI convoca 44 candidatos para cursos de formação e gera expectativa entre aprovados

MGI convoca 44 candidatos para cursos de formação e gera expectativa entre aprovados

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 44 candidatos aprovados e classificados em lista de espera da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A convocação foi publicada no Diário Oficial da União em 23 de fevereiro e visa a matrícula nos cursos de formação presencial de quatro carreiras.

Distribuição das Vagas

Os 44 candidatos convocados devem se inscrever para as seguintes vagas: 4 para analista de infraestrutura (AIE), 31 para analista técnico de políticas sociais (ATPS), 5 para especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) e 4 para analista de comércio exterior (ACE).

Processo de Matrícula

As matrículas devem ser realizadas até 28 de janeiro, às 23h59, através do site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Para efetuar a matrícula, os candidatos devem acessar a página da carreira, clicar no botão de matrícula e preencher o formulário com os dados e documentos necessários.

Cursos de Formação

Os cursos de formação, que são obrigatórios para o preenchimento das vagas, ocorrerão em Brasília de segunda a sexta-feira, totalizando oito horas-aula por dia, com intervalos para almoço. A carga horária dos cursos é de 580 horas para EPPGG, 380 horas para ACE, e 440 horas para ATPS e AIE. A frequência mínima exigida para aprovação é de 75%.

Auxílio Financeiro

Os matriculados poderão receber um auxílio financeiro mensal correspondente a 50% da remuneração inicial do cargo, conforme a Lei 9.624/1998. Em caso de abandono do curso, o valor recebido deverá ser restituído. Aqueles que já são servidores públicos podem optar por manter a remuneração do cargo efetivo.

Opinião

A convocação do MGI gera expectativas entre os candidatos, que se preparam para uma nova etapa em suas carreiras no serviço público.