As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) começam nesta segunda-feira, 19 de janeiro, em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, estão disponíveis 6.434 vagas, distribuídas entre diversas instituições de ensino superior.
Desse total, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 960 vagas, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) disponibiliza 1.284, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) conta com 3.233 vagas, e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tem 957 vagas.
Período de Inscrição e Resultados
As inscrições do Sisu ocorrem de 19 a 23 de janeiro e devem ser realizadas no site oficial do programa. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso e têm a possibilidade de alterar suas escolhas durante o período de inscrição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 de janeiro, e as matrículas começam em 2 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Requisitos para Participação
Para participar do Sisu, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2023, 2024 ou 2025. O sistema selecionará automaticamente a melhor nota do candidato. É necessário ter concluído o Ensino Médio, obter nota maior que zero na redação e não ter participado como treineiro no ENEM 2025.
A taxa de inscrição para o Sisu é de R$ 85,00, para aqueles que não solicitaram isenção. O ENEM 2025 foi realizado em dois domingos, 9 e 16 de novembro, e as provas abordaram diversas disciplinas, incluindo português, matemática, ciências e humanidades.
Opinião
A abertura das inscrições do Sisu traz uma nova oportunidade para os estudantes, mas também gera ansiedade em relação às escolhas que podem definir o futuro acadêmico de muitos.
