O presidente Lula anunciou nesta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, um grande pacote de medidas para a reforma agrária durante um evento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Parque das Exposições Agropecuárias em Salvador. Este evento marca o 14º Encontro Nacional do MST, sendo a primeira edição realizada em 17 anos.
A expectativa é que o presidente apresente um conjunto de desapropriações para ampliar a destinação de terras para fins sociais. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que 2026 será um ano significativo para a reforma agrária no Brasil, com o maior número de entregas nos últimos anos.
Celebrando conquistas habitacionais
Antes de sua chegada a Salvador, Lula celebrou a marca de 2 milhões de contratações do programa Minha Casa, Minha Vida, atingindo a meta estabelecida com um ano de antecedência. A cerimônia, realizada em Maceió, contou com a presença de ministros e autoridades locais, onde foram entregues moradias a 1.337 famílias.
A chegada de Lula ao evento em Salvador está prevista para as 15h, e o anúncio das medidas para a reforma agrária promete ser um momento de grande importância para o movimento social e para o governo.
Opinião
A iniciativa de Lula em promover a reforma agrária e celebrar o sucesso do Minha Casa, Minha Vida reflete um compromisso com a justiça social e a habitação digna para todos os brasileiros.
