Cerca de 100 mil estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão solicitar, a partir de 30 de setembro, a emissão da declaração autenticada de conclusão do ensino médio. O pedido deve ser realizado online no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os candidatos que desejam obter a declaração precisam ter 18 anos ou mais e ter atingido a pontuação mínima exigida no edital do Enem. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que a documentação será uma solução para aqueles que temiam a negativa na matrícula por não possuírem o diploma físico ou digital emitido pelas secretarias de Educação.
Inscrições no Sisu e Certificação
O presidente do Inep também esclareceu que, para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, as inscrições, que foram encerradas em 23 de setembro, não serão reabertas. Ele reforçou que o Sisu não exige o certificado de conclusão do ensino médio para a inscrição, permitindo que os candidatos se inscrevam apenas com a pontuação do Enem.
As instituições públicas de ensino superior receberão, na quinta-feira (29), as listas de candidatos aprovados no Enem que se inscreveram no Sisu e estão habilitados para matrícula, independentemente de possuírem o certificado de conclusão do ensino médio.
Matrícula e Certificação Digital
A matrícula no Sisu 2025 ocorrerá a partir de 2 de fevereiro de 2025, e os candidatos deverão apresentar a documentação necessária, incluindo o certificado de conclusão do ensino médio. A partir de 2026, a solicitação do certificado poderá ser feita digitalmente, simplificando o processo para os estudantes.
Prouni e Oportunidades
Além disso, o Inep informa que o certificado de conclusão do ensino médio não será exigido para quem deseja se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2026, que conta com mais de 594 mil bolsas disponíveis, a maior oferta da história do programa.
Opinião
A nova medida do Inep representa um avanço significativo na inclusão educacional, facilitando o acesso ao ensino superior para milhares de estudantes que buscam suas oportunidades.
