Economia

IMPCG anuncia reajuste de 3,9% para aposentados sem paridade; servidores aguardam

IMPCG anuncia reajuste de 3,9% para aposentados sem paridade; servidores aguardam

A Prefeitura de Campo Grande, através do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), anunciou um reajuste de 3,9% para os aposentados e pensionistas que não possuem paridade. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico no dia 11 de fevereiro de 2026.

O reajuste será retroativo a janeiro de 2026 e será incluído na folha de pagamento de fevereiro, garantindo que os beneficiários recebam os valores devidos. Este aumento busca preservar o poder de compra dos aposentados, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal e o artigo 40 da Constituição Federal.

Servidores com paridade sem reajuste há 3 anos

Enquanto os aposentados sem paridade recebem o reajuste, os servidores que têm paridade estão há três anos sem qualquer aumento em seus salários e benefícios. Atualmente, o IMPCG atende cerca de 7 mil aposentados e pensionistas.

Além disso, o sistema previdenciário enfrenta um déficit de 515% em 2023 e 2024, o que levanta preocupações sobre a sustentabilidade financeira do mesmo e a capacidade de atender todos os beneficiários no futuro.

Tabela de reajuste e próximos passos

A tabela de reajuste foi publicada no Diário Oficial Eletrônico, detalhando o fator de reajuste proporcional a partir da data de início do benefício de janeiro a dezembro de 2025. A medida é um passo importante para garantir que os aposentados possam manter seu padrão de vida em tempos de crescente inflação.

Opinião

O reajuste é um alívio para os aposentados sem paridade, mas a situação dos servidores com paridade destaca a necessidade urgente de uma revisão nas políticas de reajuste para todos os trabalhadores aposentados.