As obras de triplicação da SC-401, principal acesso ao Norte da Ilha, em Florianópolis, foram retomadas no último dia 12 de outubro. As frentes de trabalho estão concentradas na implantação da terceira faixa nos trechos do Morro das Madeireiras e do Cemitério Jardim da Paz.
As intervenções ocorrem das 23h às 5h, período de menor fluxo de veículos, e a próxima fase se concentra na construção de elevados e passarelas. O governador Jorginho Mello destacou que a SC-401 é uma das mais movimentadas de Santa Catarina, tornando a triplicação um desafio. “O trânsito já melhorou bastante, e vai ficar ainda melhor”, afirmou Mello.
Detalhes das Obras
Além da terceira faixa, estão sendo feitas vias marginais, que são fundamentais para organizar o tráfego local e melhorar a fluidez da rodovia. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, a execução das terceiras pistas segue conforme o planejamento técnico. Contudo, ainda restam cerca de 50% das vias marginais a serem implantadas, especialmente no sentido Centro, além da execução dos passeios e das ciclofaixas, que garantirão mais segurança para pedestres e ciclistas.
O projeto de triplicação da SC-401 é uma das principais obras de mobilidade urbana do Estado e integra o Programa Estrada Boa. A primeira etapa foi concluída em dezembro de 2022 e entregue pelo governador Jorginho Mello. A próxima fase inclui a construção dos elevados e passarelas, as chamadas obras de arte. A meta é entregar a obra pronta até novembro de 2023.
Opinião
A retomada das obras da SC-401 é um passo importante para a mobilidade em Florianópolis, mas a fiscalização e a agilidade nas intervenções são essenciais para garantir que os prazos sejam cumpridos.
