Eleições

Eduardo Paes admite estar em pré-campanha para governador do Rio em 2026

Eduardo Paes admite estar em pré-campanha para governador do Rio em 2026

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou que está em pré-campanha para o governo do estado. Em declarações recentes, Paes admitiu que pode renunciar ao cargo de prefeito para concorrer ao governo fluminense nas eleições de 2026.

Embora tenha atuado em tom eleitoral nos últimos meses, foi a primeira vez que Paes fez uma menção explícita à sua candidatura. “É mentira, não estou fazendo trabalho de visitar cidades do interior. Eu estou fazendo pré-campanha, porque quero os votos para governador e quero o apoio do Paulinho”, afirmou, referindo-se ao prefeito de Santo Antônio de Pádua, Paulinho da Refrigeração (MDB).

A renúncia à prefeitura deve ocorrer em março de 2026, e caso isso se concretize, Eduardo Cavaliere (PSD) assumirá a gestão da capital. Paes já elogiou seu vice, destacando que ele seria o “prefeito mais jovem” a assumir a cidade, aos 31 anos.

Histórico de Candidaturas

Eduardo Paes já tentou a vaga no Palácio Guanabara em 2006 e 2018, sendo derrotado no segundo turno por Wilson Witzel. Para as eleições de 2026, o atual governador, Cláudio Castro (PL), é um dos principais concorrentes, liderando as pesquisas.

Apoio ao Senado

Em relação ao Senado, Paes já sinalizou apoio à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), apesar de o PSD contar com a pré-candidatura do deputado federal Pedro Paulo.

Visitas pelo Estado

Mesmo como prefeito, Paes tem realizado visitas a municípios do Norte e Nordeste fluminense, reforçando sua presença no cenário político do estado.

Opinião

A confirmação de Paes sobre sua pré-campanha para governador pode mudar o cenário político do Rio de Janeiro, aumentando a pressão sobre as demais candidaturas.