Economia

Cencosud registra lucro de 159,9 bilhões de pesos e fecha lojas no Brasil

Cencosud registra lucro de 159,9 bilhões de pesos e fecha lojas no Brasil

A Cencosud, gigante chilena do setor de supermercados, anunciou um impressionante lucro de 159,9 bilhões de pesos chilenos (aproximadamente US$ 184,5 milhões) no quarto trimestre de 2025. Este valor é mais de quatro vezes superior ao lucro de 36,1 bilhões de pesos chilenos registrado no mesmo período do ano anterior.

O resultado positivo foi impulsionado por uma melhora significativa no desempenho operacional e por um efeito cambial favorável nos resultados não operacionais. Excluindo os ajustes contábeis da Argentina, o lucro líquido totalizou 204,9 bilhões de pesos chilenos, representando um aumento de 148,3% em comparação com o quarto trimestre de 2024.

Desempenho Financeiro

As despesas com vendas, gerais e administrativas da Cencosud recuaram 10,5%, totalizando 1,02 trilhão de pesos chilenos. O resultado operacional foi de 360,3 bilhões de pesos chilenos, uma alta de 21,5% em relação ao ano anterior. As receitas da varejista somaram 4,43 trilhões de pesos chilenos entre outubro e dezembro de 2025, embora tenha havido uma queda de 8,1% em relação ao mesmo período de 2024.

Desempenho no Brasil

No Brasil, as receitas de supermercados da Cencosud foram de 385,3 bilhões de pesos chilenos, refletindo um recuo de 14% em real e de 9,8% em pesos chilenos. A companhia atribui essa queda a um contexto de otimização do portfólio de lojas, que incluiu a venda de 54 lojas Bretas e o fechamento de 34 farmácias e um Bretas Atacarejo. Além disso, a empresa está fortalecendo o formato de supermercados por meio da conversão de 19 lojas Bretas do formato “cash & carry” (leve e pague).

Opinião

A Cencosud apresenta um desempenho financeiro robusto, mas a situação no Brasil levanta preocupações sobre a sustentabilidade de suas operações no país.